Pneumologia

Pneumologia

Algumas doenças respiratórias tornaram-se muito freqüentes nos últimos anos, enquanto outras declinaram, como é o caso da tuberculose, por exemplo. Já as doenças relacionadas a exposição ambiental aumentaram, como a asma e rinite alérgica. Embora as doenças causadas pelo cigarro tenham diminuído, a bronquite crônica, enfisema e câncer de pulmão são doenças muito comuns e responsáveis por um grande numero de óbitos anualmente.

Por outro lado, nos últimos anos vimos o surgimento de um grande numero de medicamentos para estas doenças tão freqüentes e que causavam muito sofrimento no passado.

As medicações inalatórias tiveram uma evolução impressionante, notadamente na asma e na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – DPOC. Hoje com apenas um tipo de medicação inalada uma vez por dia pode-se controlar a grande maioria dos casos de asma, por exemplo. Já doenças crônicas e progressivas como a DPOC tem alternativas de tratamento inexistentes há apenas alguns anos atrás.

Recentemente as doenças fibrosantes, notadamente a Fibrose Pulmonar Idiopática, foram contempladas com uma classe nova de medicação, os anti-fibróticos, melhorando muito a evolução da doença.

Não podemos deixar de comentar os novos anticoagulantes para os casos de embolia pulmonar e os recentes avanços na Hipertensão Pulmonar.

Falando especificamente em câncer de pulmão, as novidades são quase diárias, com novos estudos em métodos diagnósticos e, principalmente, em novas modalidades de tratamento, com drogas mais eficazes e muito menos tóxicas.

Laboratório de Função Pulmonar

A disponibilidade de equipamentos eletrônicos e de alta precisão tornou possível a execução rápida e eficaz de exames que demandavam um tempo enorme para serem realizados. Hoje é possível determinar inúmeros parâmetros do funcionamento dos pulmões em poucos minutos. Este conjunto de exames é chamado de Provas de Função Pulmonar, que compreendem a espirometria, teste de difusão, pletismografia e outros. Os exames são indolores e baseiam-se em manobras de respiração, orientados por um profissional especializado.

Na Clinica AMES, possuímos equipamentos modernos, certificados e das melhores marcas do mercado, operados por pessoal habilitado e certificado pela Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia